Horários de Atendimento
MARÇO 2020 - Institucional.
MARÇO 2020 - Institucional.

Tuberculose: o número de casos ainda é muito alto

Tuberculose: o número de casos ainda é muito alto

Doença continua sendo um problema de saúde pública no Brasil e no mundo


Nesta semana, em 24 de março, foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que é um grave problema de saúde pública.

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, Mycobacterium tuberculosis (ou Bacilo de Koch) pelo médico Robert Koch.

SOBRE A DOENÇA
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Apesar de ser uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectado pelo bacilo e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

SINAIS E SINTOMAS
Conheça os sinais e sintomas mais frequentes:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue.
- Cansaço excessivo e prostração.
- Febre baixa, geralmente no período da tarde.
- Suor noturno.
- Falta de apetite.
- Emagrecimento acentuado.
- Rouquidão.

PREVENÇÃO
A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Portanto, procure rapidamente orientação médica se estiver com sintomas como os citados acima. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. Mas o tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. Ele só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

A vacina BCG é outra forma de prevenir. Ela é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Você também deve evitar o contato com pessoas infectadas. Em quase todos os casos, a tuberculose é transmitida pelo ar, a partir da inalação de gotículas que têm os bacilos expelidos por tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.

Gostou da matéria? Compartilhe informação!


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2020 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo