Setembro do coração
Setembro Amarelo
Perguntas Frequentes
Confira nossas matérias sobre saúde preparadas especialmente para você.

Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.

Entenda a importância do diálogo para salvar vidas e ajudar a conscientizar a população sobre esse assunto.

O movimento Setembro Amarelo surgiu com o intuito de debater o suicídio, assunto que até hoje é visto como tabu pela sociedade. As pessoas precisam de mais informações para poder identificar o problema e ajudar a quem precisa, evitando desfechos trágicos, desde os mais jovens até aos mais idosos.

No Brasil, estima-se que aconteçam aproximadamente 12 mil suicídios por ano, chegando a mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Esses dados não levam em conta os casos de tentativas frustradas contra a própria vida. É um número alarmante de uma triste realidade.

Por isso, é preciso agir o quanto antes para salvar vidas e diminuir o número de vítimas. As possíveis causas podem estar associadas a transtornos mentais, como a depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Algumas pessoas que estão em estado depressivo tendem a tirar a própria vida, uma vez que elas não conseguem lidar com certas situações provocadas por alguns gatilhos, como: falta de dinheiro, solidão e problemas familiares, por exemplo.

Confira os sintomas mais comuns que devem ser acompanhados:

· Tristeza persistente;
· Postagens relacionadas a suicídio ou depressão profunda nas redes sociais;
· Perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
· Fadiga;
· Falta de energia;
· Alteração no sono;
· Irritabilidade;
· Alterações no apetite;
· Choro sem razão aparente;
· Ideias de morte;
· Dores e sentimento de inutilidade.

Fique muito atento para detectar quadros depressivos em familiares e amigos. Por isso, levar o assunto às pessoas mais próximas é uma maneira de agir a tempo, principalmente com os mais jovens, que vivem sob pressão e nem sempre conseguem se abrir. A conversa pode mostrar novas perspectivas e até impedir que a pessoa tome medidas mais drásticas.

Se algum conhecido seu tem sintomas de depressão, pensa em morte ou apresenta comportamentos estranhos, não demore em procurar acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Você pode salvar uma vida. O Laboratório Lamel apoia o Setembro Amarelo.


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2019 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo