Horários de Atendimento
MARÇO 2020 - Institucional.
MARÇO 2020 - Institucional.

Planejamento e exames para gravidez.

Planejamento e exames para gravidez.

Saiba como aproveitar cada momento da sua gravidez sem se esquecer de nenhum detalhe importante

A gravidez é um momento mágico para a mamãe e todos da família. Para os pais de primeira viagem, a primeira atitude é buscar informações sobre o que fazer neste período para que tudo corra bem.

Para os pais que não são de primeira viagem, também vale a pena conferir quais são as novidades que podem contribuir para um planejamento mais completo tanto com relação aos exames como o passo a passo que compreende a gestação.

O primeiro passo é colocar os exames em dia, o que pode ajudar em um diagnóstico precoce para que uma possível doença não seja transmitida de mãe para filho. Conheça os principais exames:

Hemograma: detecta possíveis doenças como infecções, linfomas e anemias.
Glicemia de jejum: revela se a paciente tem diabetes ou se corre o risco de desenvolver alguma enfermidade durante a gravidez.
Fezes: identifica microrganismos que possam causar alguma doença que estimule a perda de ferro ou minerais importantes para a gestação do bebê e à saúde da mamãe.
Urina: constata infecções uterinas que podem prejudicar a gestação com partos prematuros ou contrações uterinas.
Exames sorológicos: verifica doenças que possam causar risco na gravidez e prejudicar a saúde do bebê, tais como toxoplasmose, rubéola, HIV, hepatite B e C citomegalovírus e sífilis.
Tipagem sanguínea e fator RH: teste de fundamental importância pois evita a incompatibilidade sanguínea no parto. Caso a tipagem seja diferente, uma icterícia pode contaminar o bebê, o que pode ser resolvido de forma simples. Porém, a incompatibilidade de fator RH é mais séria e pode estimular anticorpos no organismo da mãe para atacar o feto e proporcionar desde anemia, surdez, paralisia, deficiência mental e até a morte do bebê após o parto ou no próprio ventre. Se for este o caso, a mamãe deve tomar a vacina anti-Rh para evitar a sensibilização do organismo e a produção de anticorpos.

Agora que você está por dentro de quais exames farão parte da sua pré gestação, vamos ao planejamento da sua gravidez, período em que terá compromissos semanais que marcarão de forma muito feliz a espera do bebê.

O correto é organizar este planejamento desde o início para que os pais possam se estruturar financeiramente e separar um tempinho para realizar suas tarefas.

É bom salientar que este é um planejamento genérico para a futura mamãe ter uma base de como deve se organizar, ou seja pode servir para algumas pacientes e para outras não. Neste caso é aconselhável consultar seu especialista para saber se deve agregar algum processo.

Primeiro trimestre
8 semanas: se você está muito ansiosa para saber o sexo do bebê, pode se alegrar. A partir da oitava semana você pode realizar um exame chamado sexagem fetal que permite saber o sexo do seu pequeno(a).
12 semanas: a partir do terceiro mês, a mamãe pode ficar mais tranquila, pois agora o risco de acontecer um aborto é muito menor e o sexo do bebê pode ser identificado já no exame convencional de ultrassom.

Segundo trimestre:
15 semanas: hora de encomendar o enxoval.
18 semanas: agora que o enxoval está em ordem, chega o momento de organizar o quarto do bebê. Inspirações é o que não faltam e neste ponto, a imaginação dos papais está a todo vapor. Divirtam-se.
20 semanas: mais um momento gostoso vem aí. Agora é a hora da visita à loja de móveis para mobiliar o quarto do pequeno.
22 semanas: com a decoração já planejada, agora é hora de ir as compras. Adesivos, bonecas, carrinhos, bichinhos de pelúcia e tudo que vá deixar o quartinho do seu bebê mais aconchegante será adquirido neste momento.
26 semanas: hora de receber os móveis do quarto do bebê.
27 semanas: caso queira realizar uma recepção para os visitantes, este é o momento de organizar sua festinha. Encomendas de docinhos, salgados e decoração já podem ser planejadas. Mas antes de tudo, procure saber se a sua maternidade permite fazer essa recepção e qual o local mais adequado.

Terceiro trimestre:
29 semanas: verificar se falta algo para o enxoval e realizar as últimas compras.
30 semanas: preparar, com muito amor, o quarto do bebê.
31 semanas: receber os itens, como lembrancinhas e enfeites, para a recepção na maternidade.
32 semanas: organizar e lavar as roupinhas do pequeno que está por vir.
34 semanas: preparar as malas para a maternidade.
35 semanas: arrumar a casa para receber o novo morador, seu bebê.
37 semanas: agora a contagem regressiva começa e seu pequeno pode chegar a qualquer momento. É interessante já deixar tudo em ordem.
38 semanas: faça uma checagem geral se falta algum item para adquirir.
39 semanas: descanse e se acalme. Neste período, você irá se cansar com facilidade. Procure estar tranquila e imaginar os mais lindos momentos que você irá viver em breve. Caso ainda não tenha escolhido o nome do bebê, agora é uma boa hora.

Gostou da matéria sobre planejamento para gravidez? Saiba que foi realizada com muito carinho para você.

Não deixe de conferir os nossos posts de dúvidas frequentes no Facebook. Você pode comentar suas dúvidas neste post também que responderemos. A sua pergunta pode ser a curiosidade de outras pessoas.


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2020 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo