OUTUBRO - Institucional
OUTUBRO - Outubro Rosa

Outubro Rosa - prevenção, sua maior aliada.

Outubro Rosa - prevenção, sua maior aliada.

Saiba como combater esta doença que atinge anualmente mais de 55 mil mulheres no Brasil.

O Outubro Rosa surgiu no início da década de 1990. A Fundação Susan G. Komen For The Cure realizou uma corrida para arrecadar dinheiro e também informar e alertar sobre o câncer de mama. Na ocasião, foi usado um laço rosa pelos participantes da corrida, transformando-o no símbolo desse movimento.

No Brasil, os primeiros registros da campanha tiveram início em 2002 quando algumas cidades adotaram a iluminação de prédios públicos em referência ao mês de prevenção do câncer de mama.

De lá para cá, o movimento ganhou visibilidade e tem ajudado a salvar a vida de muitas pessoas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais frequente entre mulheres no país, mas que também pode ser encontrado em homens.

Por isso, o alerta e a conscientização merecem toda a atenção, pois quanto mais cedo ele for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento e de cura.

Hábitos saudáveis contribuem na prevenção do câncer de mama:

- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar;
- Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Além de hábitos saudáveis, o autoexame é recomendado para o diagnóstico precoce da doença, uma vez que em fases iniciais, ela apresenta alguns dos sintomas abaixo, como:
- Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

O autoexame pode ser realizado durante ou após o banho e caso a mulher perceba alguns desses sintomas, deve buscar uma avaliação mais detalhada, o que permite um tratamento menos agressivo da doença, evitando a retirada da mama.

Uma vez por ano, mulheres com mais de 40 anos devem realizar a mamografia, exame que garante mais eficiência para a detecção do câncer ainda em estágio inicial. A prevenção é, sem dúvidas, o método mais efetivo para combater a doença e evitar que ela prejudique a saúde da mulher. O Laboratório Lamel apoia esta iniciativa.


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2019 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo