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O sal pode ser um vilão nas suas refeições.

O sal pode ser um vilão nas suas refeições.

Um tempero ótimo e fundamental ao corpo humano, o sal pode se tornar algo muito prejudicial à saúde. Ele é necessário para balancear o meio aquoso do corpo, facilitando a troca de água entre as células e o meio externo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a ingestão de, no máximo, 5 gramas diárias. Sendo assim, um perigo, pois segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz levantou que o brasileiro ingere, em média, 10 gramas, ou seja, o dobro do recomendado.

O alto consumo de cloreto de sódio, ou sal, pode gerar várias complicações, como:

- O mau funcionamento dos rins;
- Envelhecimento precoce;
- Alteração do paladar;
- Cegueira e desgaste da retina;
- Aumenta as chances de paradas cardíacas e AVC.

O sal favorece, ainda, o acúmulo de líquidos no corpo, causando inchaços e sobrecarregando os vasos sanguíneos, o que resulta em pressão alta ou hipertensão arterial. Ele também aumenta a eliminação de cálcio pela urina, que abre espaço para o desenvolvimento da osteoporose.

É preciso se prevenir e tomar cuidado para que o sal não se torne um inimigo. A grande maioria dos alimentos industrializados tem excesso de sódio. Por isso, é necessário manter uma dieta balanceada e saudável.

Boas opções

Existem várias maneiras de reduzir o tempero no dia a dia, utilizando ervas que também dão sabor, por exemplo: alho, cebola, orégano, curry, açafrão, entre outros.

Assim, você tempera o seu alimento de uma maneira mais saudável, reduz o sal e ainda dá aquele toque pessoal. Também é possível utilizar os sais diets, que são ricos em potássio em vez de sódio. O Laboratório Lamel apoia esta iniciativa por uma alimentação equilibrada e que faça bem à saúde.


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