OUTUBRO - Institucional
OUTUBRO - Outubro Rosa

O que é medicina nuclear?

O que é medicina nuclear?

Conheça essa especialidade médica e saiba a importância que ela tem para a obtenção de diagnóstico por imagem.

O nome medicina nuclear vem do fato de a radioatividade ser um fenômeno que ocorre no núcleo dos átomos. Ela é uma especialidade médica que utiliza métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos, empregando materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica para compor imagens do corpo e tratar patologias.

Seu funcionamento é simples e baseia-se em reações químicas do metabolismo humano para a obtenção de imagem, assim como a radiologia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia. Além de diagnósticos, a técnica também pode ser utilizada para o tratamento de doenças.

Veja quais partes do corpo o exame de medicina nuclear ajuda a detectar problemas.

· Glândula tireoide.
· Fígado.
· Vesícula biliar.
· Pulmões.
· Trato urinário.
· Ossos.
· Cérebro.
· Determinados vasos sanguíneos.

A cintilografia e a tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT) são os principais métodos utilizados em medicina nuclear. Embora sejam usados elementos radioativos, os exames realizados em medicina nuclear são seguros. Os aparelhos são calibrados para obter imagens de qualidade e injetam-se radiofármacos em quantidades controladas, sob supervisão do médico especialista na área.

A maior ou menor captação dos radiofármacos permite estudar a função dos tecidos, trazendo informações que, associadas à avaliação anatômica obtida por outros métodos de imagem, contribuem para o diagnóstico precoce, estadiamento e controle da evolução de muitas doenças.

A tecnologia é uma grande aliada que tem contribuído bastante para o avanço na medicina. É graças a ela que muitas vidas têm sido salvas, comprovando sua eficácia para diagnosticar e acelerar o tratamento e recuperação dos pacientes. E a medicina nuclear cumpre com sucesso esse papel. O Laboratório Lamel está atento às atualizações na área da saúde.


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2019 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo