Horários de Atendimento
MARÇO 2020 - Institucional.
MARÇO 2020 - Institucional.

Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Entenda a importância desta data para o tratamento e prevenção da doença.

Criado pelo Ministério da Saúde, em 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a data tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. De acordo com dados recentes, entre 60% a 68% dos tipos de câncer já têm cura, com alguns chegando a 100%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 10 milhões de óbitos por ano. Este número poderá chegar a 12,4 milhões de novos casos por ano. No Brasil, são diagnosticados 600 mil casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A doença pode ser classificada em câncer maligno, sendo caracterizada pelo crescimento desordenado de células, deixando a pessoa debilitada, que pode levar à morte. E existe o câncer benigno, que é caracterizado pelo crescimento desordenado de células em um local específico do corpo.

Existe o registro de mais de 100 tipos de câncer e o seu surgimento pode ser causado por diversos fatores externos e internos. 1/3 dos casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, amamentação, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.

Conheça os hábitos que podem causar câncer:

- Tabagismo;
- Hábitos alimentares;
- Poluição ambiental;
- Fatores hereditários;
- Alcoolismo;
- Hábitos sexuais;
- Medicamentos;
- Fatores ocupacionais;
- Radiação solar.

A detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer em estágios iniciais. O objetivo do diagnóstico precoce é identificar pessoas com sinais e sintomas iniciais da doença, primando pela qualidade e pela garantia da assistência em todas as etapas da linha de cuidado da doença.

O tratamento do câncer envolve profissionais de diversas áreas:

- Hematologia;
- Radioterapia;
- Patologistas;
- Especialistas em fertilidade e aconselhamento genético;
- Psicólogas;
- Nutricionistas;
- Fisioterapeutas.

O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento combinadas. A principal delas é a cirurgia oncológica, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea, conforme cada caso.

A atenção e o cuidado com a saúde têm aumentado as chances de cura da doença, mas é preciso prevenir ainda mais. Adote um estilo de vida saudável, consulte o seu médico e faça exames regularmente. Assim, você prolonga e melhora sua qualidade de vida. O Laboratório Lamel apoia esta iniciativa.


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2020 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo