FEVEREIRO 2020 - Institucional.
JANEIRO 2020 - O melhor atendimento para você

Dia Internacional do Voluntariado.

Dia Internacional do Voluntariado.

Você também pode ser um agente de mudanças na sociedade e contribuir para um mundo melhor.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o Dia Internacional do Voluntário. A data é um importante reconhecimento às pessoas que dedicam seu tempo, de forma gratuita, para ajudar a quem precisa, diminuindo as diferenças e contribuindo para uma sociedade mais justa.

Para a entidade, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos”.

Qualquer pessoa pode se tornar um voluntário, independente de sua idade, escolaridade, renda e religião. Afinal, quem doa sua energia e criatividade, recebe de volta o calor humano, oportunidades de aprendizado e satisfação. Suas formas de ação são tão variadas quanto às necessidades da comunidade.

O serviço voluntário é um importante instrumento de transformação, pois permite que uma pessoa engajada consiga mudar a vida de outras pessoas, proporcionando melhorias positivas em seu dia a dia. Além disso, por meio do exemplo, ela promove o interesse de novos participantes.

Outro ponto a ser observado é que, cada vez mais, as empresas estão valorizando profissionais que participam ou colaboram com algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Ou seja, é uma diferença muita bem vista na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Conheça as principais áreas de atuação para o voluntariado:

- Participar de campanhas de interesses social e comunitário;
- Fomentar a cultura e a educação;
- Promover igualdade de gênero;
- Combater a violência;
- Desenvolver a educação ambiental e a sustentabilidade;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Propiciar a economia e gerar renda em locais com dificuldades econômicas.

Todas as ações desenvolvidas com o apoio de voluntários têm um grande impacto social, especialmente em lugares como zonas de guerra, salas de aula, hospitais e casas – onde quer que haja pessoas em dificuldade, à procura de uma mão amiga.

No Brasil, as pessoas buscam se associar ao voluntariado por determinadas motivações, entre elas:
- Ajudar a resolver parte dos problemas sociais do país;
- Sentir-se útil e valorizado;
- Fazer algo diferente no dia a dia;
- 54% dos jovens querem ser voluntários, mas não sabem como começar.

Há muito espaço ainda para ser preenchido e cada um pode escolher uma maneira de contribuir, que se encaixe à sua disponibilidade. Procure por pessoas próximas que já participam de algum trabalho voluntário e participe. O Laboratório Lamel parabeniza a todos que atuam como agentes da transformação social no Brasil e no mundo.


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2019 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo