Setembro do coração
Setembro Amarelo
Perguntas Frequentes
Confira nossas matérias sobre saúde preparadas especialmente para você.

A importância da vacinação contra o Sarampo.

A importância da vacinação contra o Sarampo.

Saiba por que a imunização ajuda a combater essa doença que voltou a assustar a população.

O sarampo é uma doença viral contagiosa que é transmitida por via aérea, por meio do contato com gotículas liberadas por uma pessoa infectada quando ela tosse, espirra ou respira. O sarampo é mais comum em crianças desnutridas com menos de cinco anos e em pessoas com insuficiência da vitamina A ou sistemas imunológicos fragilizados pelo vírus HIV.

Os principais sintomas do sarampo são:

· Coriza;
· Tosse;
· Coceira;
· Conjuntivite;
· Erupção cutânea;
· Febre alta;
· Manchas vermelhas.

Nos países de clima temperado, o aparecimento da doença é mais frequente nos meses de inverno e primavera, podendo o seu diagnóstico ser comprovado de forma clínica ou exame de sangue. Por isso, a vacinação é uma das maiores conquistas da medicina moderna, sendo a melhor proteção contra o sarampo, pois ela ajuda a imunizar e a prevenir novos surtos da doença.

Vacinar é um gesto de amor que protege e salva vidas. Ao deixar essa solução de lado, as pessoas estão dando brechas para que a doença volte e se espalhe rapidamente, aumentando ainda mais o risco de contaminação devido à alta presença de partículas do vírus no ar.

Saiba quais faixas etárias podem tomar a vacina contra o sarampo:

· Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade devem tomar uma dose da vacina tríplice viral e uma dose da tetra viral;
· Crianças de 5 a 9 anos de idade que ainda não foram vacinadas devem tomar duas doses da vacina tríplice;
· Adolescentes e adultos de até 49 anos.
· Pessoas de 10 a 29 anos: duas doses da vacina tríplice.
· Pessoas de 30 a 49 anos: uma dose da vacina tríplice.

O Ministério da Saúde fornece as vacinas, que são aplicadas em postos de saúde. Procure uma unidade de saúde mais próxima para se informar sobre a doença e buscar a vacina, caso você precise tomá-la. O laboratório Lamel incentiva todas as medidas que visam garantir o bem-estar de todos.


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2019 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo