Horários de Atendimento
MARÇO 2020 - Institucional.
MARÇO 2020 - Institucional.

A felicidade influencia nossa saúde?

A felicidade influencia nossa saúde?

Estudos específicos sobre bem-estar e saúde têm evidências sobre o tema

Hoje, no Dia Internacional da Felicidade, aproveitamos o tema para falar sobre os efeitos positivos da felicidade na nossa saúde. Você mesmo já deve ter constatado o que cientistas defendem e estudam há tempos.

Um artigo publicado no jornal Applied Psychology reúne evidências de 150 estudos específicos e referências indicadas em textos científicos sobre bem-estar e saúde mental. A constatação é de que não há dúvida de que a felicidade pode realmente influenciar a nossa saúde. Algumas teorias explicam como isso pode ocorrer na prática:

- Pessoas felizes tendem a cuidar mais de si mesmas. Geralmente praticam exercícios, cuidam da alimentação, têm melhores noites de sono, vão ao médico e fazem exames regularmente.

- Constatou-se que em pessoas com mais bem-estar mental psicológico, os telômeros (extremidade dos cromossomos) são mais longos, o que indica maior longevidade, já que sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta. É como se seu corpo tivesse sistemas de defesa melhores.

- Quando estamos felizes, o corpo libera mais endorfina e serotonina, hormônios do prazer, que causam a sensação de bem-estar. A serotonina atua diretamente no sistema nervoso central, fazendo a regulação do sono, do apetite e da temperatura corporal. Já a endorfina trabalha como um analgésico corporal, reduzindo as chances de ter estresse e aliviando as tensões.

A felicidade não é uma garantia de que você será mais saudável, mas com certeza vai fazer a diferença no seu bem-estar e no seu dia a dia.  

Mas como fazer isso acontecer? A causa da felicidade é muito relativa. Cada pessoa tem seus objetivos, seus sonhos, seus motivos para ser feliz. E muita gente espera para ser feliz apenas quando realizar grandes sonhos, atingir certos objetivos, mudar determinados cenários. Tudo isso é muito importante, mas você tem agradecido pelo que tem hoje? Tem procurado pequenas felicidades na sua rotina? Tem se permitido pequenos prazeres, boas risadas e curtido boas companhias? Tem encarado os problemas com otimismo e determinação?

Nem sempre é fácil, mas uma postura positiva diante da vida só traz benefícios. Inclusive comprovados. ;)


Certificado de Qualidade



© 2012 - 2020 - Todos os direitos reservados

Ir ao Topo